Programação do Festival de inverno da Ufop será divulgada nos próximos dias

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes, realizado de 6 a 22 de julho, com eventos, oficinas e diversas outras atividades nessas cidades e em João Monlevade, terá a sua programação oficial divulgada nos próximos dias. A previsão é de que a grade de atividade seja disponibilizada no dia 18, quando ocorre o lançamento do evento.

Anúncios

Três propostas já foram aprovadas para realização em João Monlevade: “A seita”, batalha do conhecimento, de Daniele Ribeiro Oliveira;  Street Works, de Wuldson Fernandes e exposição de trabalhos artísticos de Laura Clemente Carvalho.

Continue lendo após o anúncio

Este ano, o Festival vai relembrar o Tropicalismo, movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968. Os tropicalistas deram um histórico passo à frente no meio musical do país.

A música brasileira pós-bossa nova e a definição da “qualidade musical” no país estavam cada vez mais dominadas pelas posições tradicionais ou nacionalistas. Contra essas tendências, o grupo baiano e seus colaboradores procuraram universalizar a linguagem da MPB, incorporando elementos da cultura jovem mundial, como o rock, a psicodelia e a guitarra elétrica.

O Festival estabelece também uma relação com a comunidade acadêmica, mobilizando professores, estudantes e outros profissionais da área na produção e nas discussões teóricas. As curadorias são estruturadas com o envolvimento de cada eixo, dividindo-se em apresentações, exposições, intervenções, exibições e mesas de debate.

Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui