Projeto Ciclo Saúde fortalece Atenção Básica no Município

Parceria entre instituições e Prefeitura reciclou os profissionais da rede de saúde municipal e doou equipamentos para os PSFs

Parceria entre instituições e Prefeitura reciclou os profissionais da rede de saúde municipal e doou equipamentos para os PSFs

Desde maio de 2016 até o final da última semana, Santa Bárbara participou do Ciclo Saúde, um projeto que teve por objetivo contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica nos municípios de influência da Vale e envolveu vários encontros. As ações foram baseadas em sete linhas prioritárias de intervenção, escolhidas a partir de procedimentos estratégicos para a Atenção Básica.

O Ciclo Saúde envolveu duas frentes, capacitação e reciclagem profissional, com oficinas básicas e temáticas para aprofundar e aprimorar conhecimento, e doação de equipamentos a fim de ampliar a oferta de serviços.

Além disso, de acordo com Gustavo Oliveira, consultor do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), um dos parceiros nessa capacitação, todas as equipes das Unidades Básicas de Saúde de Santa Bárbara apresentaram uma atividade coletiva intersetorial voltada para a população. Segundo ele, foram doados equipamentos como sonar, nebulizador, geladeira, computador, tablets, mesa para exame ginecológico, aparelhos de pressão, balança, otoscópio, dentre outros.

Ao todo, foram 304 participantes, de 11 equipes, 18 encontros e oficinas, 11 atividades coletivas e 543 equipamentos e materiais entregues.

O projeto tem parceria técnica com o Cedaps, Faculdade Estácio e Instituto Federal do Sudeste de Minas; iniciativa da Fundação Vale; financiamento do BNDES e Governo Federal e apoio da Prefeitura de Santa Bárbara.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui