Projeto Ecofolia na Mata do Limoeiro está com inscrições abertas

O Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado na Serra do Espinhaço, a cerca de sete quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó. Sua área está localizada no distrito de Ipoema, no município de Itabira

Grupo de voluntários que atua no Ecofolia forma uma rede atuante em outros eventos ao longo do ano (Divulgação/IEF)

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão gestor do Parque Estadual Mata do Limoeiro, está com inscrições abertas para estudantes interessados em participar do Projeto Ecofolia. As inscrições vão até o dia 25 de janeiro (sexta-feira). Os interessados em participar do projeto como voluntários deverão fazer a solicitação do formulário de inscrição pelo e-mail [email protected]

Em sua 6ª edição, o projeto conta com a participação de 30 estudantes universitários, previamente inscritos, para a realização de ações na sede do parque e em comunidades do entorno no período de carnaval, tendo como público alvo turistas e moradores locais.

O principal objetivo é envolver o público com o parque, possibilitando o fortalecimento deste contato. Nesta edição, os estudantes trabalharão com o tema: Água e Comunidades.

Serão desenvolvidas as seguintes ações: palestras; oficinas de reciclagem e artesanato; roda de conversa; caminhada noturna; oficina de produção de máscaras com material reciclado; trilha dos sentidos; plantio de mudas; homenagens a moradores locais envolvidos com a proteção do parque; atividade de conscientização e educação ambiental na Cachoeira da Boa Vista; dinâmicas envolvendo as comunidades e visitantes; e uma trilha noturna.

O gerente do parque, Alex Amaral, acredita que a realização de ações de Educação Ambiental como estas são uma forma responsável de formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais. “O projeto vem crescendo a cada ano e envolvendo cada vez mais participantes, com isso, podemos aprimorar ainda mais nossa luta pela conservação e preservação dos recursos naturais e da sustentabilidade”, frisa.

Amaral também acredita que as ações da 6ª edição do Projeto Ecofolia serão uma oportunidade de aproximar ainda mais o Parque das comunidades do entorno, promovendo o fortalecimento das relações em benefício da inclusão e, com isso, proporcionar um espaço para todos e em prol da proteção da biodiversidade.

“A presença dos estudantes durante os dias do feriado de carnaval contribui para a formação de um grupo diversificado, de várias instituições de ensino de todo país e isso favorece a divulgação do Parque, além de criar uma corrente de voluntariado nos outros projetos realizados pelo parque durante todo o ano, proporcionando também aos participantes a oportunidade de contato com uma área natural”, destaca o gerente.

O projeto tem o apoio de diversas entidades, moradores do entorno, autoridades governamentais, de segurança, de ensino de nível superior, pesquisadores, grupos de comunicação, entidades comerciais e empresariais e atores de diversos segmentos sociais. Os apoiadores fornecerão alimentação e estadia a todos os voluntários durante os cinco dias de realização do projeto.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui