Projeto Empreendedorismo nas Escolas forma novas turmas em São Gonçalo

O projeto Empreendedorismo nas Escolas segue capacitando estudantes são-gonçalenses. Este ano, a iniciativa contempla as turmas do 5º e 9º anos do ensino fundamental das unidades escolares de Vargem Alegre, Pacas, Manoel Gonçalves e Escola Integral Maria de Lourdes Duarte Moreira dos Santos.

O projeto permite que os alunos desenvolvam as competências e habilidades necessárias para ser um empreendedor. A secretária municipal de educação, Maria do Rosário Melges (Zarinha) destaca que a educação empreendedora tem hoje uma posição estratégica no campo social e econômico. Por meio dela, é possível estimular o desenvolvimento de competências duráveis e a possibilidade de inserção no mundo do trabalho.

“Um dos objetivos da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo é promover e disseminar a cultura empreendedora nas instituições de ensino fundamental da rede municipal, e acredita que a escola tem o papel de preparar o aluno para a vida, para o mercado de trabalho e para competir com os demais pelo sucesso”, destaca Zarinha.

As atividades realizadas com os alunos durante o desenvolvimento do projeto contemplam uma série de objetivos específicos, tais como: desenvolver competências de comportamento empreendedor; conhecer e vivenciar as etapas de um plano de negócio; ampliar os conhecimentos do jovem sobre o mundo dos negócios e do mercado; conhecer as características e funcionamento de um negócio e favorecer o desenvolvimento de habilidades para que o sujeito seja protagonista de sua própria história.

O professor é o mediador das atividades, que são em sua totalidade desenvolvidas pelos alunos. O Empreendedorismo nas Escolas segue da teoria à prática e culmina com as feiras de finalização que são organizadas pelas escolas.

A finalização da Escola de Vargem Alegre, por exemplo, ocorreu no dia 29 de junho com a participação de toda comunidade escolar (alunos, funcionários e pais). O produto foi a bananinha frita com o nome “Banana EIVA” e o lucro financeiro da feira será destinado à festa de despedida dos alunos 5º ano, que acontecerá no mês de dezembro.

No dia 5 de julho foi a vez da Escola de Pacas que realizou a 2ª Feira do Jovem Empreendedor cujo tema foi “Sabores da Terra”. Os alunos colocaram a mão na massa e produziram todo o material vendido no evento como doces, biscoitos e sanduíches.

E no dia 6 de julho a Escola Manoel Gonçalves abordou o tema “Comidas Típicas Juninas”. Como o tema envolvia comidas típicas das festividades juninas e julinas, os alunos, juntamente com a coordenação, professores e direção, acordaram de fazer o fechamento do projeto com a festa julina da escola. Já o projeto da Escola Integral Maria de Lourdes será realizada em agosto.

O Projeto

Implantado em 2018 nas escolas municipais, o projeto Empreendedorismo na Escola permite que os estudantes desenvolvam competências de tomada de decisão; realizar planejamentos; superar obstáculos; ter iniciativa; assumir desafios e riscos; verificar a qualidade do produto a ser vendido; estabelecer metas e formas atrativas para vender o produto; calcular custos e valores de venda; trabalhar em equipe; criar projetos sustentáveis; criar estratégias de marketing e de vendas e principalmente a formar sujeitos autônomos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui