Projeto incentiva a prática do xadrez entre estudantes em Monlevade

Iniciativa da ArcelorMittal, Mentes Brilhantes levará a modalidade às escolas municipais monlevadenses neste primeiro semestre

A ArcelorMittal iniciou em 2018 o projeto “Mentes Brilhantes”, que visa fortalecer e disseminar a prática do xadrez nas escolas municipais de Minas Gerais. Os estudantes e professores de João Monlevade iniciaram nesta segunda-feira, 9, um ciclo de capacitação e oficinas que vai durar algumas semanas. Desenvolvida por meio da Lei Minas Esportiva, em parceria com a Federação Mineira de Xadrez, a iniciativa busca contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Educadores indicados pela Secretaria de Educação do município de Monlevade vão participar do projeto nos dias 9, 10, 23 e 24 de abril, com a capacitação dos professores. Em seguida – entre os dias 23 de abril e 11 de maio – ocorrem as oficinas para os alunos selecionados pela equipe pedagógica e regularmente matriculados nas escolas Municipais Promorar, Eugênia Scharlé, Monteiro Lobato e Cicinha Moura Simon.

A expectativa é que o Mentes Brilhantes possa contribuir com o desenvolvimento escolar dos alunos. “Dentro do histórico de sucesso nas parcerias que temos com o Município, estamos iniciando um novo projeto que tem um potencial muito grande de transformação. O Xadrez é comprovadamente uma ferramenta que estimula a concentração, o desafio, cálculo, entre outras áreas que são importantes no desenvolvimento dos jovens. Esta iniciativa está totalmente alinhada à proposta da ArcelorMittal que é transformar o amanhã”, disse a gerente de Recursos Humanos da ArcelorMittal Monlevade, Tatiana Finamore.

Ao final do processo de capacitação e desenvolvimento, será criado um Clube de Xadrez no município, que servirá de referência para os jovens e professores praticarem, organizarem competições e promoverem integrações.

Xadrez – O xadrez é um jogo de estratégia e, portanto, não envolve o elemento sorte. No Brasil, os campeonatos nacionais ocorrem desde 1927. A forma atual da modalidade esportiva apareceu na segunda metade do século XV, durante o Renascimento, no sudoeste da Europa. No entanto, o jogo praticado atualmente é uma evolução de suas origens persas e indianas. Características de arte e ciência são encontradas nas composições enxadrísticas e em sua teoria.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui