Com os avanços tecnológicos tudo muda constantemente e o mundo da publicidade está atento a este fenômeno. Algo que tem chamado a atenção entre os profissionais das áreas de marketing e mesmo entre os espectadores é a adoção de novos hábitos de consumo digitais como uma tendência que chegou para ficar.

A publicidade online ou programática é uma técnica que representa o uso da tecnologia para comprar e vender os anúncios digitais. Através de algoritmos de automação e aprendizado de máquina, os anúncios são veiculados para o público-alvo a partir de uma variedade de padrões de compras dos usuários.

O melhor exemplo da implementação desse tipo de publicidade é nos eventos esportivos. Durante a mais recente EuroCopa 2021, as expectativas geradas entre os fãs foram muito maiores do que última edição, há quase cinco anos (vale lembrar que o evento deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiado por conta da pandemia). Nesta edição do famoso campeonato europeu, as marcas patrocinadoras adotaram estratégias de engajamento com o público-alvo por meio de diferentes canais e novos formatos.

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Quem assistiu as transmissões dos jogos da EuroCopa 2021, seja de forma online ou através de emissoras locais, pode ter notado um detalhe na tela do televisor ou do smartphone que chama a atenção à simples vista. Trata-se de aquelas placas estáticas ao redor do campo de futebol, que tradicionalmente são utilizadas para fixar as mensagens publicitárias das marcas patrocinadoras dos grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, e geram um efeito de movimento. O detalhe é que, desta vez, graças à tecnologia, foram desenvolvidas com essa técnica relativamente nova: a publicidade programática.

Publicidade programática nos E-sports e jogos online

Outra questão que chama muito a atenção é o aumento da participação das empresas dedicadas às apostas esportivas no patrocínio dos grandes eventos do setor ao redor do mundo. No Brasil, por exemplo, estas empresas vêm conquistando um espaço significativo nos eventos de futebol mais importantes, como a Copa do Brasil, bem como no patrocínio dos clubes mais representativos do país. Isto é visto como uma oportunidade para os fãs se divertirem, apostando no bom desempenho dos seus times favoritos.

Na verdade, a tendência dos jogos online e o desenvolvimento de eventos de nicho atraem milhões de usuários no país, conseguindo registrar até mais de 90 milhões de espectadores, como aconteceu durante a Copa do Mundo de League of Legends, um dos torneios mais conhecidos dos jogos eletrônicos, que ajuda o Brasil a se posicionar como o terceiro maior mercado de e-sports do mundo — o país vem se destacando pela crescente relevância dos jogos online que chega até a superar a audiência dos esportes tradicionais.

No universo dos jogos online, além de ser uma alternativa entre as atividades de lazer, os gamers também procuram por oportunidades de lucro, e isso é possível através de plataformas que permitem o acesso a uma enorme seleção de slots de dinheiro real e bônus gratuitos para começar a jogar. Essas plataformas oferecem aos usuários uma nova experiência de diversão e emoção como se estivesse jogando em um cassino físico, mas sem sair do sofá da sua casa.

Baseados em critérios como segurança, qualidade dos bônus, variedade de métodos de pagamento e a compatibilidade entre dispositivos de escritório e móveis, a mecânica dos jogos online permite que os usuários possam escolher entre as opções de bônus de boas-vindas e rodadas grátis, além de uma seleção enorme de jogos de mesa clássicos, como o Poker de Três Cartas, Blackjack e Baccarat.

Para garantir uma experiência divertida, essas plataformas, conhecidas como cassinos online, são regularmente submetidas a auditorias e possuem uma seção dedicada ao jogo responsável, que permite aos usuários fixar limites diários, semanais e mensais, bem como limite de sessões para jogar, ajudando-os a evitar perda de dinheiro e a manter o orçamento sob controle.

De acordo com uma pesquisa da consultoria PwC, o mercado de jogos online no Brasil deve crescer uma média de 5,3% até 2022, com um faturamento anual de US$ 1,75 bilhão. Por isso, com um cenário muito promissor, as empresas — principalmente da indústria esportiva — focam seus esforços em aumentar a participação digital e o engajamento com o público-alvo por meio de ferramentas como a publicidade programática.

Dessa maneira, algumas das razões mais importantes para começar a adotar essa tendência é a automação e agilidade na implementação das campanhas, a transparência e controle dos canais onde são transmitidos os anúncios, a medição em tempo real para otimizar os resultados, a segmentação melhorada para alcançar o público de interesse e, por fim, a rentabilidade de investimento.

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