Mais de 500 pessoas – educadores, pais e estudantes – lotaram as dependências do Anfiteatro do Centro Educacional

Profissionais da educação, estudantes e comunidade escolar em geral, além de trabalhadores da saúde, participaram, na noite dessa segunda-feira, 24, da Mesa Redonda “Educação e Saúde Mental: Cenários em Construção”. Ao todo, o evento realizado pela Prefeitura de João Monlevade, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Espaço Rizoma, contou com mais de 500 participantes. A atividade ocorreu no Anfiteatro do Centro Educacional e foi mediado pela psicóloga clínica Polliana Prandini.

Rinaldo Conde Bueno, psicólogo clínico e doutor em psicologia, abordou o tema “Comportamento disruptivo, bullying e autolesão na escola: a agressividade como alívio do sofrimento psíquico?”. Em sua explanação, disse que a maioria desses comportamentos está relacionado a questões de temperamento, rejeição ou agressão. Ele defendeu “intervenções da escola/professores, famílias, profissionais da saúde mental, acompanhamento terapêutico em sala de aula”, pontuou o psicólogo.

Por sua vez, a médica pediatra Anna Beatriz Dutra Valente Costa, explanou sobre “Medicalização infanto-juvenil: uma tendência na contemporaneidade”. Para ela, em alguns casos é necessária a medicação, mas os transtornos precisam de observação dos educadores para favorecer a aprendizagem desses alunos. Para isso, solicitou uma “ação conjunta de profissionais que trabalham com a educação e a saúde mental”, afirmou a médica.

À mesa, Polliana Prandini, o secretário de Educação Teotino Damasceno Filho, Anna Beatriz e Rinaldo Conde

Ao final os palestrantes responderam diversos questionamentos sobre os temas abordados por eles.

O secretário municipal de Educação, Teotino Damasceno Filho, ressaltou sobre a importância do evento, agradeceu a todos pela presença e enfatizou que os palestrantes em muito contribuíram através das informações e orientações repassadas aos participantes.

Os participantes receberão certificação on-line de participação no evento. Em sorteio, a professora Vianey Frade Vieira ganhou o curso “O Contexto Escolar e a Saúde Mental”, que será ministrado por Polliana Prandini e Rinaldo Conde Bueno, nos meses de maio e junho, na sede do Pré-vestibular Quantum.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui