Quase 18% dos eleitores de João Monlevade são filiados a algum partido político

João Monlevade possui, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER/MG), 10.238 pessoas filiadas a algum partido político. O número corresponde a 17,3% dos eleitores aptos a exercer o voto na cidade. Ainda conforme o levantamento, do ano passado para 2016, o montante de filiados aumentou em 160.

O PMDB é o partido com maior número de membros em João Monlevade – 3.439 e o PPL, criado nesse ano na cidade, é a menor agremiação, com apenas cinco filiados. De 2015 para 2016, O PHS foi o partido que mais agregou filiados passando de 14 para 54.

Em seguida aparece o PP, que de 932 membros agora contabiliza 960 e o PDT, com 474 eleitores – 24 a mais do que em 2015. Já o PRP é a sigla que mais perdeu filiados e contabiliza 92 membros. São 19 a menos do que em 2015. Em seguida vem o PPS com menos 13 filiados e somando 166 eleitores.

Apenas quatro partidos mantiveram o mesmo número de eleitores filiados em 2015 e 2016. São eles: PT (915), PSTU (138), PTN (33) e PSOL (6).

O prazo para a filiação partidária daqueles que pretendem participar das eleições municipais deste ano terminou em 2 de abril. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao se filiar a um partido, a pessoa aceita e adota o programa da legenda e passa a integrá-la. A filiação é também, segundo a Constituição Federal, uma das condições de elegibilidade.

O prazo final para que a filiação ocorra está estabelecido na legislação do país. “A Lei das Eleições determina que, para concorrer às eleições, o candidato deverá estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data do pleito”, explica o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga. Segundo o magistrado, quem não respeitar a data limite não poderá participar da disputa.

O tempo mínimo de seis meses para a filiação foi uma das mudanças feitas pela reforma eleitoral de 2015 e que já vale para as eleições deste ano. Além do prazo para filiação, a Lei das Eleições estabelece outras regras, como a que prevê que o candidato deve possuir domicílio eleitoral na localidade para a qual vai concorrer, pelo menos um ano antes das eleições.

Divulgação

Conforme levantamento do TER, João Monlevade possui 59.036 eleitores

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui