Em uma semana, foram enviadas 7% das declarações previstas para o Imposto de Renda da Pessoa Física de 2020. A Receita Federal informou que mais de dois milhões e 460 mil pessoas declararam o Imposto até as 11h da manhã desta segunda-feira.

O prazo para apresentar os dados começou na semana passada e termina no dia 30 de abril. Ou seja, dos 60 dias disponíveis, já se passaram 11% do tempo, enquanto 7% dos contribuintes já se livraram desta obrigação. A Receita prevê que 32 milhões de pessoas devem fazer a declaração neste ano, número 5% superior a 2019.

A Receita tem recebido, em média, 34 mil declarações por hora. A manhã do primeiro dia apresentou o maior número de envios, 89 mil documentos foram apresentados em uma hora. Deve declarar o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$28.559,70 no ano passado.

O Sistema da Receita para receber as declarações funciona 20 horas por dia, ficando indisponível apenas na madrugada, entre 1 e 5 horas da manhã. A Receita recomenda que a pessoa só utilize como dedução do imposto a pagar aquilo que puder comprovar com documentos, caso seja chamado a explicar divergências nas informações prestadas ao Fisco.

Neste ano, a Receita vai antecipar as restituições. O primeiro lote deve sair no dia 29 de maio. Em vez de fazer sete restituições, como nos anos anteriores, a Receita deve liberar cinco lotes neste ano.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui