Rede de pressurização vai aumentar a vazão de água para toda a cidade

O DAE (Departamento Municipal de Águas e Esgotos) está executando um importante projeto que vai melhorar o abastecimento em toda a cidade. A obra é considerada prioritária pela prefeita Simone Carvalho Moreira (PSDB), afim de garantir a segurança do abastecimento de João Monlevade, pois irá proporcionar o aumento do volume de água nos reservatórios e o aumento da pressão, principalmente nas partes mais altas do município.

Esta obra consiste em uma adutora de diâmetro de 400mm (a rede de maior diâmetro já construída pelo DAE), que está sendo executada no reservatório da localidade de Pacas. Segundo a autarquia, será a maior ampliação da vazão para a cidade, feita pelo DAE. A nova rede percorrerá 500m de extensão e, aproveitando desnível de 80m de altura, a água será injetada nas redes de adutoras de diâmetro de 350mm e 300mm, respectivamente, beneficiando toda a cidade.

Segundo o DAE, isto irá aumentar a vazão e a pressão em toda a cidade, elevando o nível e melhorando a posição de todos os reservatórios do sistema no período de momentos de pico e reduzindo consideravelmente o tempo de recuperação do sistema em caso de paradas, além de, também, diminuir o gasto com o custo de energia elétrica.

Como complemento a esta obra, outra etapa já está em execução pelo DAE. Está havendo a troca de 320m de rede, de 300 para 350mm de diâmetro, da Rua Cipreste, no bairro Recanto Paraíso, até o “booster” do bairro Santa Bárbara, na avenida Getúlio Vargas, proporcionando segurança para vários moradores, pois a rede antiga passava debaixo de algumas casas.

De acordo com o DAE, esta obra está sendo executada com recursos próprios do órgão que, para economizar e baixar custos, adquiriu o material e licitou a mão de obra. O valor total estimado da obra está orçado em aproximadamente em R$630.000, nas duas frentes, e a vencedora da parte licitada foi a empresa Degraus Engenharia. A obra foi iniciada no último dia 9, e a previsão de término dos serviços é de 60 dias.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui