A Prefeitura de Catas Altas inaugura no próximo dia 28 de setembro a Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A cerimônia será realizada na Casa do Professor, às 15 horas.

A sala AEE é um espaço dotado com recursos multifuncionais voltado para crianças com algum tipo de deficiência, transtorno global de desenvolvimento ou altas habilidades, comprometimentos sensoriais, físicos, intelectuais ou comportamentais.

Ela foi criada com objetivo de proporcionar a estes alunos da educação inclusiva um trabalho complementar específico para que possam superar ou compensar suas limitações, desenvolvendo e explorando ao máximo suas competências e habilidades.

O espaço vai funcionar em horário contrário ao da classe regular e será agendado pela escola. Cada aluno terá um dia determinado pelo professor para atender às suas necessidades específicas. Antes de ser encaminhada à sala AEE, cada criança vai passar por uma avaliação do psicopedagogo e demais profissionais de ensino.

Segundo a secretária de educação, Renata Soares, a intenção é garantir uma pedagogia diferenciada capaz de identificar e satisfazer as necessidades destes estudantes, proporcionando-lhes condições de desenvolvimento e aprendizagem adequadas.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as crianças com necessidades educacionais especiais têm o direito de receber educação na rede regular de ensino. “Ao implantarmos a sala de recursos multifuncionais, conseguimos atender a esta determinação da LDB, redimensionando a sua forma de organização e seu funcionamento para poder garantir plenamente uma educação inclusiva de qualidade”, explica Renata.

A Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) está localizada na Rua José Tomé – Centro.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui