Na semana passada, a Prefeitura de Santa Bárbara reabriu mais um atrativo turístico, o Museu Antoniano. A ação também contou com a inauguração do novo espaço do Empório Santuário do Caraça. Essa parceria representa mais uma estratégia da administração para a retomada e fortalecimento do turismo na região.

O evento contou com a participação do prefeito, Alcemir Moreira; da vice-prefeita, Professora Dionir Rodrigues; do Secretário de Cultura, Desenvolvimento do Turismo e Esportes, Alexandre Mota e demais servidores públicos. Na ocasião também estiveram presentes os representes do Santuário do Caraça como: o gerente geral, Márcio Mól Gonçalves; o padre, Luís Carlos do Vale; diretor-presidente do Santuário, o padre Alexandre Nahass da Pastoral do Santuário e do seminarista, Ramon Aurélio.

Qual o objetivo?

Anúncios

A reabertura do Museu e inauguração da loja é um desdobramento da parceria firmada entre a Prefeitura e o Santuário do Caraça, por meio da assinatura de um Termo de Colaboração. O objetivo é reforçar a proteção ao patrimônio natural e cultural, apoiando o desenvolvimento do turismo, gerando mais emprego e renda no Município.

O Empório Santuário do Caraça será uma extensão do Santuário na cidade de Santa Bárbara, e ainda um local para comercialização e divulgação de produtos e gastronomia regionais, além de um ponto de apoio para informações dos serviços prestados no Santuário. De acordo com o Chefe do Executivo e o Secretário de Cultura, a reabertura do Museu juntamente com o Caraça é uma ação de marketing turístico.

Novas aquisições ao acervo

Para selar de vez essa parceria e fortalecer ainda mais a conexão entre o Museu Antoniano e o Caraça, os gestores do Santuário do Caraça, trouxeram para a cidade quatro peças importantíssimas da cultura sacra.

Entre elas estão, uma imagem de Santo Antônio do século XVIII, trazida pelo Irmão Lourenço de Nossa Senhora, um dos nomes que ajudaram a construir o Santuário, por volta de 1770. A imagem chegou à região há mais de 300 anos, para compor o antigo santuário Nossa Senhora dos Homens. O santo veio acompanhado do cajado do Irmão Lourenço e utilizado pelo mesmo na época da construção do antigo santuário.

“Queríamos fazer um link entre ele que chegou em 1770 e nós. Mostrando assim, que a história tem uma continuidade e nós somos os continuadores dela”. Márcio Mól.

A terceira peça adquirida foi uma miniatura do quarto de Santo Antônio, que é composta por elementos barrocos, apresentando detalhes em folhas de ouro. Além disso, o Museu Antoniano também foi presenteado com um Cálice antigo vindo do acervo do Santuário do Caraça.

Termo de Colaboração com o Santuário do Caraça

Essa colaboração foi realizada com base na Lei Municipal n° 1982/2020 art. 4°, incisos IV e V, que prevê a ampliação, proteção e recuperação do patrimônio ambiental e cultural do município, através de parcerias no setor público e no setor privado.

Horário de funcionamento do Museu Antoniano e Empório Santuário do Caraça

  • Terça a sexta-feira de 8h às 18h;
  • Sábado de 8h às 12h.

Esta é mais uma ação envolvendo o pilar Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável da Gestão 5.0. E está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS da ONU números 8, Trabalho Descente e Crescimento Econômico e a número 11 Cidades e Comunidades Responsáveis.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui