São Gonçalo e Santa Bárbara se preparam para simulados de evacuação

No primeiro treinamento de Barão de Cocais, segundo autoridades de segurança, aproximadamente 60% do público-alvo, 6 mil pessoas, se interessaram pela atividade (Divulgação PMBC)

Os moradores das cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo e de Santa Bárbara farão nos próximos dias um simulado de evacuação, nos mesmos moldes do treinamento que ocorreu nessa semana em Barão de Cocais. Nesta sexta-feira (29), o treinamento será em Santa Bárbara, às 15h. No mesmo horário, na quarta-feira da semana que vem (3), São Gonçalo do Rio Abaixo recebe a medida preventiva.

Caso a estrutura se rompa na barragem Sul Superior da mina de Gongo Soco da Vale, em Barão de Cocais, além da cidade, os rejeitos podem afetar São Gonçalo e Santa Bárbara. Na primeira cidade, a estimativa é de 2 mil pessoas atingidas e, na segunda 1,8 mil. O tempo para que a lama atinja Santa Bárbara é de 3h6. Já em São Gonçalo do Rio Abaixo os rejeitos chegariam em 6h após o rompimento.

No treinamento de Barão de Cocais, segundo autoridades de segurança, aproximadamente 60% do público-alvo, 6 mil pessoas, se interessaram pela atividade. O objetivo da Defesa Civil, nos próximos dias, é contatar quem não participou.

Quanto ao tempo, o simulado durou 32 minutos. A pessoa que mais demorou a chegar a um dos sete pontos de encontro gastou 10 minutos. A lama levaria 1h12 para atingir a Zona de Segurança Secundária da cidade.

Em caso de vazamento, Sul Superior despejaria aproximadamente 4,8 milhões de metros cúbicos sobre as comunidades próximas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui