
Os moradores das cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo e de Santa Bárbara farão nos próximos dias um simulado de evacuação, nos mesmos moldes do treinamento que ocorreu nessa semana em Barão de Cocais. Nesta sexta-feira (29), o treinamento será em Santa Bárbara, às 15h. No mesmo horário, na quarta-feira da semana que vem (3), São Gonçalo do Rio Abaixo recebe a medida preventiva.
Caso a estrutura se rompa na barragem Sul Superior da mina de Gongo Soco da Vale, em Barão de Cocais, além da cidade, os rejeitos podem afetar São Gonçalo e Santa Bárbara. Na primeira cidade, a estimativa é de 2 mil pessoas atingidas e, na segunda 1,8 mil. O tempo para que a lama atinja Santa Bárbara é de 3h6. Já em São Gonçalo do Rio Abaixo os rejeitos chegariam em 6h após o rompimento.
No treinamento de Barão de Cocais, segundo autoridades de segurança, aproximadamente 60% do público-alvo, 6 mil pessoas, se interessaram pela atividade. O objetivo da Defesa Civil, nos próximos dias, é contatar quem não participou.
Quanto ao tempo, o simulado durou 32 minutos. A pessoa que mais demorou a chegar a um dos sete pontos de encontro gastou 10 minutos. A lama levaria 1h12 para atingir a Zona de Segurança Secundária da cidade.
Em caso de vazamento, Sul Superior despejaria aproximadamente 4,8 milhões de metros cúbicos sobre as comunidades próximas.