Natália Lacerda se comprometeu a estudar maneiras de reavivar a prática do atletismo no município

A secretária municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Natália Lacerda Faria, visitou pontos relacionados à prática do atletismo em Itabira no início desta semana. A titular da pasta esteve no Parque de Exposições Virgílio José Gazire, no campo do União e na Escola Estadual Trajano José Procópio (Premem). A vistoria aconteceu na terça-feira (12) e contou com a participação da técnica de atletismo Francislene da Silva, além de servidores da secretaria.

No Parque de Exposições está acondicionada uma pista oficial de atletismo, doada pelo Governo Federal à Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em 2014. A pista possui 400 metros de extensão (padrão olímpico) e seria instalada no campus da universidade em Itabira pela Prefeitura, o que não aconteceu em gestões passadas. De acordo com Natália Lacerda, a pista está em bom estado de conservação, mas a cola para fixação está vencida.

O campo do União, localizado no bairro Água Fresca, é usado pelos atletas itabiranos para treinamento das provas de campo como dardo, peso, disco e martelo. No local, a técnica Francislene da Silva pediu à gestora da SMELJ apoio estrutural e logístico para manter a boa qualidade dos treinos. Além disso, foi solicitado ainda a construção de uma raia ao redor do campo. Já no Premem, a secretária observou que será necessário um trabalho para revitalizar a pista de atletismo tradicionalmente usada por alunos e atletas da modalidade.

Após as vistorias e uma reunião com a equipe de trabalho, a secretaria se comprometeu a estudar a melhor maneira para resgatar o atletismo na cidade, como um todo, incluindo o fomento ao esporte. “Vamos planejar ações futuras de reformas e manutenções das estruturas existentes, estudar como está a situação de instalação da pista oficial e definir mecanismos de valorização e apoio aos profissionais que atuam nesse segmento”, disse a secretária municipal.

Ginástica de Trampolim

Também na terça-feira (12), Natália Lacerda conferiu as instalações do galpão da antiga malharia Fio de Ouro, no bairro Amazonas. O local é usado pelo município para as atividades da ginástica de trampolim. Na vistoria, estiveram presentes os servidores da SMELJ Márcio Rosa Guerra e Miriam Queiroz e o diretor de Lazer e Mobilização da Juventude, João Mário de Brito.

A responsável pela SMELJ explicou que são necessárias algumas ações para a melhoria do espaço como, por exemplo, uma limpeza geral e a inspeção das instalações elétricas e hidráulicas. Há ainda a necessidade de adequação do local para melhor acessibilidade e mobilidade e instalação dos vários equipamentos que estão concentrados na quadra do imóvel para atender à demanda do esporte.

Ainda no galpão, a secretária ressaltou a galeria de troféus conquistados por atletas itabiranos da ginástica de trampolim. “A coleção retrata a qualidade do treinamento oferecido nessa modalidade em Itabira. Com melhor estrutura, esses resultados podem ser ainda melhores”, concluiu.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui