Secretaria de Obras aproveita estiagem e executa operação tapa-buracos em vários pontos de Itabira

A Prefeitura de Itabira não tem medido esforços para reparar os estragos causados pelas chuvas intensas e procura solucionar os problemas de maneira urgente para dar assistência e garantir mais qualidade de vida à população. A Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT) já tem um levantamento das demandas emergenciais e executa, neste período de estiagem, uma operação tapa-buracos.

Nesta quarta-feira (12), equipes contratadas pela SMOTT iniciaram a operação com preparo dos locais e aplicação de asfalto. Ruas do Esplanada da Estação e do Distrito Industrial, além do viaduto do Alto Pereira, já recebem as melhorias. A iniciativa visa melhorar as condições de tráfego nas ruas da cidade e obedecem a um critério de prioridade dentro do que foi levantado pela Secretaria de Obras.

Continue lendo após o anúncio

O secretário municipal de Obras, Maciel Paiva, reitera a preocupação do município com as ações emergenciais para minimizar os impactos causados pela chuva. “São diversas ações que a secretaria está realizando porque muitas encostas caíram, muitas estradas foram interditadas. Estamos voltando a campanha do tapa-buraco, com a trégua que as chuvas deram. Começamos uma campanha e esperamos ser rápidos. Pegamos os principais pontos para tentar amenizar o grande dano que a chuva causou na cidade”, diz o secretário.

Ainda segundo Maciel Paiva, os estragos poderiam ser piores se a Prefeitura não tivesse se antecipado e realizado uma campanha preventiva. “A grande campanha que fizemos de limpeza de todas as bocas de lobo, de bueiros e sistema de drenagem amenizou muito os danos, de forma que estaríamos hoje com problemas muito maiores”, completou.

Já os pontos críticos onde os buracos sempre voltam em períodos de chuva, como é o caso da rua Nova Era e avenida das Rosas, dentre outros, a Secretaria irá realizar um estudo de causa e desenvolver um projeto definitivo. “A gente vai ter que entender melhor o que está causando a volta desses buracos e fazer uma solução mais definitiva. Vamos fazer um projeto e, se necessário, vamos retirar todo o pavimento, mexer na base, mexer no sistema de drenagem para não ter que voltar todo ano com o mesmo problema”, conclui Maciel.

A operação se estende pelos próximos dias, enquanto perdurar a estiagem. Nesta quinta-feira (14), homens e máquinas passaram pelas avenidas Mauro Ribeiro, João Pinheiro e das Rosas, todas vias com intenso movimento de veículos e pedestres.

O trabalho de recuperação dos pontos emergenciais é monitorado diariamente pela SMOTT, com reuniões todas as manhãs. Além das vias urbanas, equipes da Secretaria de Obras também atuam para desobstruir e atenuar estragos em estradas rurais.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui