A partir desta sexta-feira (24), o trabalhador poderá solicitar o seguro-desemprego e informar dados de sua conta bancária para receber o benefício.

O Seguro-Desemprego, um dos mais importantes direitos dos trabalhadores brasileiros, é um benefício que oferece auxílio em dinheiro por um período determinado. Ele é pago de três a cinco parcelas de forma contínua ou alternada, de acordo com o tempo trabalhado.

A nova possibilidade de pagamento abrange o seguro-desemprego nas modalidades formal, bolsa de qualificação profissional, empregado doméstico e trabalhador resgatado.

Antes da medida, o benefício somente podia ser pago por meio de depósito em conta poupança ou conta simplificada para correntistas da Caixa Econômica Federal; pelo do Cartão Cidadão, com saque nos caixas eletrônicos de autoatendimento da Caixa; ou ainda presencialmente, nas agências da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação civil. Estas opções continuam disponíveis.

Para solicitar o pagamento só benefício na conta bancária, o trabalhador precisará informar apenas, no ato da solicitação do seguro desemprego, os dados da sua conta bancária ou poupança.

  • Trabalhador formal e doméstico, em virtude da dispensa sem justa causa, inclusive dispensa indireta;
  • Trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
  • Pescador profissional durante o período do defeso;
  • Trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui