Senai de cidade da região é a melhor escola Lean Educacional do país

Entre os dez instrutores do país que receberam o prêmio Docente Top Lean, sete são do SENAI de Itabira

A noite do dia 21 de agosto foi especial para o SENAI de Itabira, que ganhou o prêmio de melhor escola Lean Educacional do Brasil. Além da escola ter levado o prêmio em primeiro lugar, dos dez instrutores de formação premiados, sete são do SENAI de Itabira.

O SENAI de Itabira iniciou os trabalhos de Lean Educacional em abril deste ano e envolveu alguns instrutores, gerência, partes das equipe pedagógica, e do corpo administrativo.

Para concorrer ao Prêmio SENAI Docente Top Lean, docentes de todo o país submeteram um Plano de Situação de Aprendizagem, detalhando de que forma a metodologia poderia ser utilizada em sala de aula. Dentre os 100 planos de aula concorrentes, foram apresentados os 20 melhores que receberam o ‘Prêmio SENAI Docente Top Lean’, durante o evento Lean Day que acontece simultaneamente nas unidades da instituição espalhadas pelo Brasil. A premiação foi transmitida via web.

“Buscamos sempre incentivar os instrutores de nossa unidade a inovar os processos educativos. A oportunidade de participar do prêmio veio para ratificar a necessidade de se adequar o fazer pedagógico à realidade dos nossos alunos e principalmente as demandas atuais das indústrias. Esse resultado significa o reconhecimento de um trabalho diferenciado que a nossa equipe busca realizar, pautado no desenvolvimento das competências necessárias para que os nossos alunos estejam preparados para o mercado de trabalho”, disse o pedagogo Samuel Frade Moreira – um dos premiados.

Ainda segundo Samuel, as expectativas para o próximo ano estão baseadas na melhoria contínua dos processos educativos. “Acreditamos que um prêmio deste nível evidencia que estamos no caminho correto. Buscamos sempre não nos acomodarmos afim de possibilitar a nossos alunos crescimento constante”, explicou.

Criada há três anos, a metodologia Lean Educacional surgiu a partir de uma parceria entre o Departamento Nacional do SENAI e o SENAI Minas Gerais. Entre seus objetivos, o projeto visa repensar a prática educacional nas escolas do SENAI, reduzindo desperdícios, como movimentação desnecessária e equipamentos ociosos, e aumentando a produtividade e o nível de aprendizagem.

O Lean Day foi criado como uma forma de engajar os instrutores do SENAI na adoção do Lean Educacional, por meio do Prêmio SENAI Docente Top Lean. A metodologia Lean é uma filosofia focada na eliminação dos desperdícios, os quais, não agregam valor na ótica do cliente. A implantação do Lean Educacional visa a redução ou eliminação destes desperdícios presentes dentro do âmbito educacional, aumentando a qualidade do ensino e otimizando seus recursos.

Os praticantes de Lean nas escolas incluem membros da equipe em todos os departamentos e em todos os níveis para documentar as práticas atuais, definir oportunidades de melhoria e implementar mudanças positivas em cada processo que contribua para a prestação do serviço de educação. Geralmente, uma abordagem incremental de mudança é empregada para simplificar tarefas, reduzir necessidades de recursos

É uma metodologia que finalmente capacita os trabalhadores a contribuírem com ideias sobre como tornar seu trabalho mais eficaz e eficiente.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui