Sequenciador de DNA auxilia na identificação das vítimas de Brumadinho

Médico-Legista Thales Bittencourt de Barcelos (Divulgação PC)

A Polícia Civil de Minas Gerais recebeu o equipamento Ilumina, um sequenciador de DNA de última geração que irá auxiliar na identificação das vítimas do rompimento da Barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho. O recurso é uma doação da Vale S.A. Logo após o rompimento da barragem Córrego do Feijão, a empresa se disponibilizou a doar equipamentos e insumos para auxiliar nos trabalhos da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC).

De acordo com o Superintendente da SPTC, Médico-Legista Thales Bittencourt de Barcelos, “o Ilumina é um equipamento mais sensível para extrair DNA de amostras que, até o presente momento, foram consideradas inviáveis com a tecnologia disponível¿. Com isso, ¿o equipamento vem para aumentar a sensibilidade e definir o destino de, hoje, 52 amostras de material acondicionado no Instituto Médico-Legal (IML) e no Instituto de Criminalística”, explicou Thales.

No próximo domingo (3), essas 52 amostras serão processadas, ou seja, classificadas como amostras de não humanos ou humanos (indivíduos já identificados ou novos indivíduos). Com o objetivo de agilizar o processo, o material será levado, com apoio da Coordenação Aerotática (CAT) da PCMG, para o Rio Grande do Sul, acompanhado de um Perito Criminal, garantindo a cadeia de custódia, para realizar treinamento intensivo no equipamento com um especialista e repassar o aprendizado para a equipe.

O Superintendente da SPTC explicou que, além das 52, “outras amostras tendem a ser elegíveis para o uso do Ilumina. Por isso é importante que, além de levar para lá e processar essas amostras que aguardam o equipamento Ilumina, a Polícia Civil tenha o equipamento”, destacou Thales Bittencourt.

A ferramenta irá auxiliar a identificação de 8% dos indivíduos, visto que 92% já foram identificados. A previsão é de que o equipamento comece a operar dentre sete a dez dias, sendo o prazo para efetivo funcionamento com treinamento completo da equipe dentre 30 a 40 dias.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui