Setembro Amarelo é discutido pelos vereadores de João Monlevade

Campanha tem como objetivo a prevenção ao suicídio

O mês de setembro é dedicado às Campanhas de Prevenção ao Suicídio. A cor amarela foi escolhida para alertar às pessoas sobre o tema, a fim de prevenir e reduzir o alto índice de suicídios no país.

Anúncios

Na reunião ordinária dessa quarta-feira, 8, os vereadores abordaram o assunto. O presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos), destacou que todos os parlamentares estavam usando um laço na cor amarela alusiva à Campanha. Ele lembrou que este ano o legislativo aprovou matérias relacionadas à saúde mental como o Dia Municipal da Conscientização sobre a Esquizofrenia, de autoria do vereador Leles Pontes (Republicanos), e o Dia Municipal de Enfrentamento à Psicofobia, de iniciativa dos vereadores Bruno Cabeção (Avante), Gustavo Maciel e Revetrie Teixeira (MDB). “É importante divulgar o tema porque infelizmente as taxas de suicídio vêm aumentando. Precisamos estar sempre alerta ao próximo para que possamos ajudá-lo”, disse.

Continue lendo após o anúncio

A importância de se debater o assunto também foi endossado pelo vereador Gustavo Prandini (PTB). “Há um jargão que diz que o povo brasileiro é um povo muito alegre, mas, infelizmente, as estatísticas mostram que isso não é uma realidade. Somos um dos países com maior número de depressão no mundo. Os índices de suicídio vêm crescendo ao longo dos anos”, falou.

O tema também foi abordado pelo Pastor Lieberth (DEM). Ele contou que como pastor, tem acompanhado muitos relatos de pessoas em depressão. O vereador também pediu que o assunto continue sendo discutido na casa. O mesmo foi dito pelo vereador Marquinho Dornelas (PDT). Ele relatou que esteve em um retiro nesse final de semana, e presenciou diversos testemunhos de pessoas que pensaram em tirar a própria vida. “Precisamos dar muita atenção ao tema, porque vários casos estão muito próximos da gente”.

Dr. Presunto contou que nesta semana encontrou com uma pessoa que estava passando por um problema e que por isso estava pensando até em suicídio. O vereador foi enfático ao dizer que esta não é a solução dos problemas. “Quem pratica tal ato está sendo egoísta, porque além de tirar a própria vida ele afeta os entes queridos”, disse.

O parlamentar Revetrie Teixeira (MDB) também falou sobre a importância de discutir ações referentes à prevenção ao suicídio. Ele destacou o trabalho realizado pelas igrejas que ajudam tantas pessoas, mas cobrou que a ajuda também tem que ser prestada pelo setor público.

Thiago Titó (PDT) falou que o tema suicídio deve ser debatido durante todo ano. “Esta é uma pauta muito importante e merece atenção de todos, inclusive do Poder Público. Falar é a melhor solução. Quem precisa de ajuda, procure auxílio. Se você vir que alguém está precisando de ajuda, estenda a mão”. Ele lembrou ainda, que a Administração Municipal deve promover constantemente eventos que abram espaços para discussão do tema.

Vale lembrar que as pessoas que precisam de ajuda, podem ligar para o Centro de Valorização à Vida (CVV), no número 188.

Aprovações de matéria

Foi aprovado em segundo turno e redação final o projeto de lei 1.185/2021, que dispõe sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), no Município de João Monlevade. A matéria é de autoria do vereador Gustavo Prandini (PTB). O projeto contém emenda da Comissão de Legislação e Justiça e Redação. Em primeiro turno a matéria recebeu voto contrário dos vereadores Revetrie Teixeira (MDB), Pastor Liebert (DEM) e Doró da Saúde (PSD), agora foi aprovada por unanimidade.

Em turno único, foi aprovado o Projeto de Lei 1.207/2021, de iniciativa do Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional especial. A matéria tem o objetivo de incluir os valores na Lei Orçamentária Municipal, para atender ao projeto de subsídio financeiro ao serviço público de transporte coletivo. O projeto recebeu votos contrários dos vereadores Bruno Cabeção (Avante), Tonhão (Cidadania), Marquinho Dornelas (PDT), Dr. Presunto (PDT), Revetrie Teixeira (MDB) e Thiago Titó (PDT).

Anúncios
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui