*Por Lislie Campideli:

Setembro chegou! E junto com ele a campanha de prevenção ao suicídio, conhecida por todos como Setembro Amarelo. Ela vem para nos lembrar o quanto é importante cuidar da saúde mental, prevenir o adoecimento psíquico e dar apoio àqueles que estão passando por momentos difíceis.
No meu dia a dia, como psicóloga organizacional, vejo o quanto o trabalho pode ter um papel importante em nossa saúde mental, pois ele faz com que as pessoas se sintam úteis e pertencentes, além de ter grande relação com a motivação e satisfação pessoal, aspectos que vão muito além do sustento. No ambiente de trabalho as pessoas criam laços, aprendem a viver em sociedade e encontram sentido para os seus dias. Mas quem dera se só existissem os aspectos positivos, não é mesmo?
Dados da Previdência Social apontam que, no Brasil, em 2021, mais de 75 mil pessoas se afastaram do trabalho por conta da depressão. Além disso, os problemas mentais estão entre as principais causas de afastamento no trabalho, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em muitos casos, o ambiente de trabalho pode se tornar um forte aliado do adoecimento mental, devido a alguns fatores presentes no dia a dia, como por exemplo: A sobrecarga de tarefas, exposição constante ao estresse e à pressão, competitividade, assédio moral, remuneração incompatível com o nível de responsabilidade, clima organizacional ruim, conflitos interpessoais entre os colaboradores, falta de tempo para se dedicar às atividades de lazer e etc. Vale ressaltar que no trabalho, sempre estaremos expostos a algum nível de estresse, pressão e conflito, entretanto, quando isso acontece de forma contínua e intensa, sem maneiras de equilibrar e aliviar as tensões, muitas pessoas podem desencadear transtornos como Burnout, Síndrome do Pânico, Depressão e Ansiedade.
Como as empresas podem atuar na prevenção do adoecimento mental?
Hoje em dia, os programas de prevenção à saúde mental e apoio aos colaboradores que se encontram em sofrimento emocional, estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas, e é muito importante que isso se expanda cada vez mais, pois os benefícios são mútuos, tanto para a empresa, quanto para os profissionais. Quando estão com a saúde mental equilibrada, as pessoas ficam motivadas, produzem mais, se mantêm engajadas e se relacionam melhor, e tudo isso tem impacto direto nos resultados da organização.
Existem muitas ações preventivas que podem ser adotadas dentro das empresas, como: A realização de palestras e treinamentos abordando o tema; implementação de um programa de saúde mental personalizado; desenvolver iniciativas que motivem e valorizem os funcionários; oferecer benefícios, como o suporte psicológico de um profissional; reduzir os fatores de risco (carga horária excessiva, clima organizacional tóxico, insegurança), contratar consultorias especializadas em clima organizacional e saúde mental. Essas iniciativas citadas são apenas parte das inúmeras possibilidades de ações, que podem ser personalizadas de acordo com a realidade de cada empresa. O mais importante é começar!
São muitos os benefícios que as empresas podem ganhar com o investimento na saúde mental, dentre eles, atração e retenção de talentos, redução do turnover e absenteísmo, aumento do engajamento dos colaboradores e redução dos custos de afastamento por saúde. Investir em saúde mental será sempre a melhor escolha, pois se a mente está em desequilíbrio, todo o resto também tende a estar.
E por fim, gostaria de deixar uma frase que gosto muito de citar e que faz muito sentido para o assunto abordado nesse texto, afinal, as pessoas não são máquinas e precisamos compreender a fragilidade humana, para muito além das necessidades do capitalismo:
“Conheça todas as teorias e domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana” – Carl G. Jung
Em caso de emergência ligue para 188 – Centro de Valorização da Vida (CVV)
*Lislie Campideli Psicóloga e Consultora de RH Sócia-proprietária da Inovare Desenvolvimento Humano e Organizacional [email protected]/(31) Tel. : 9 9595-2954