Settran finaliza preparativos para alterações no trânsito

Após o Setor de Trânsito e Transporte da Prefeitura de João Monlevade (Settran) ter iniciado uma intervenção física em alguns trechos no centro da cidade, o departamento se prepara para concluir a primeira fase das alterações no trânsito que irá promover maior fluidez e melhores condições de acessibilidade às diversas regiões do município.

Além de reformular toda circulação da área central, uma série de projetos são trabalhados, como a proibição de estacionamento de carretas nas ruas e avenidas da cidade e ainda o tráfego de veículos de carga em determinados horários no centro da cidade – atendendo a reivindicação de toda população, o que também contribuirá e muito com a humanização do trânsito.

Planejamentos e execuções

O prazo que tem sido demandado para a promoção de todas as modificações previstas se justificam, conforme informa o chefe do Settran, José Jaime de Figueiredo Franco, por uma série de fatores que se iniciam pelo trabalho de engenharia,  passando pela escolha de equipamento específico de sistema de sinalização semafórica – no caso o escolhido sendo o mais moderno do mercado, planejamento das intervenções físicas (algumas já realizadas) e ainda em uma campanha de comunicação, informando toda a população local e da região, sobre as alterações que vão ocorrer.

Semáforos

O sistema semafórico que está sendo adquirido com o apoio dos parceiros Sime, Acimon e CDL tem previsão de chegada na próxima semana, quando passará por teste in loco para, posteriormente, ser instalado definitivamente em seus respectivos pontos.

Esse novo sistema, segundo José Jaime, além de uma série de benefícios tecnológicos, oferece condições de ser operado remotamente, o que contribui e muito para a fluidez do trânsito.  “Você pode alterar o tempo do sinal conforme necessidade, liberando o fluxo de veículos de acordo com a demanda de cada via”, comentou o engenheiro.

Intervenções realizadas

As intervenções já realizadas foram feitas na avenida Wilson Alvarenga, no centro do bairro Carneirinhos, sendo retiradas partes de calçadas e do canteiro central nas ruas Hildebrando Santana e avenida Wilson Alvarenga, para que sejam implementadas as melhorias.

Comunicação

Para dar sequência ao projeto de revitalização do trânsito, estará sendo iniciada uma campanha informando a todos sobre as modificações que estarão sendo implementadas.

As campanhas iniciam nesta sexta-feira (5), com a veiculação de cards nas redes sociais e na próxima semana com a distribuição de panfletos pelos agentes de trânsito, além do uso das diversas ferramentas de comunicação disponíveis.

Parceiros

Para colocar em prática o projeto de reformulação do trânsito, em tempo hábil, a prefeitura conta com parceria das entidades que representam as diversas modalidades econômicas da cidade – Sime, Acimon e CDL.

Outras melhorias

Além das reformulações, o Settran também trabalha em estudos para implementação de Lombadas Eletrônicas, com retirada de quebra-molas – alguns já estão sendo removidos.

As lombadas eletrônicas além de serem equipamentos modernos contribuirão com a segurança do município, já que registra em filme toda movimentação pela cidade.

A acessibilidade também tem ganho no novo projeto com a implantação de lombo-faixas, tudo respeitando o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), conforme destaca o Chefe do Settran, José Jaime de Figueiredo Franco.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui