Os voluntários do Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) concluíram neste final de semana o primeiro módulo do Programa Núcleo de Educação em Urgência (NEU). Ao todo, 77 voluntários recebem a capacitação ao longo de dois anos. As aulas fazem parte do Curso de Qualificação e Educação Continuada no Atendimento a Urgências e Emergências Hospitalares. Os voluntários passarão por provas teóricas e práticas, tendo que alcançar 70% de aproveitamento e ter 75% de frequência.
O NEU é realizado por meio de parceria com a Associação Médica de João Monlevade, secretarias municipais de Saúde e Educação. Foram ministrados aulas nos seguintes temas: Sistema de Saúde Municipal, com a secretária da pasta, Andréa Peixoto; Capacidade Técnica e Operacional do Sevor, com o médico regulador dos voluntários, Hamilton Lopes; Ética e Responsabilidade Social, Metodologia de Pesquisa Científica e Ortografia e Redação para preenchimento de Boletins de Atendimentos, todas ministradas pelo professor Breno Eustáquio.
A psicóloga Juliane Costa falou sobre Comportamento Humano e Relações Humanas e a advogada Cristiane Linhares abordou a Comunicação de Emergência, Responsabilidade Civil e Criminal.
A carga horária do primeiro módulo foram 30 horas. A partir do dia 14, será iniciada a segunda etapa, com 168 horas/aulas.