O Sicoob Credimepi inaugurou no último dia 10, a sua nova sede. Mais de 500 pessoas estiveram presentes à solenidade para o corte da fita inaugural e descerramento das placas de inauguração e de homenagens.

Diversas autoridades de toda a região estiveram presentes, como o vice-prefeito de João Monlevade, Fabrício Lopes, representando o Executivo monlevadense, além da prefeita de Nova Era, Laura Carneiro, acompanhada do vice-prefeito Sávio Martins; o prefeito de Santa Bárbara e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (AMEPI) Leres Braga; o presidente da Câmara de João Monlevade Djalma Bastos; o deputado estadual Tito Torres e o delegado regional de Polícia Civil, Alberto Gomes Vieira.

O evento contou ainda com a presença ilustre do presidente do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) Marco Aurélio Almada; o presidente do Sicoob Central Cecremge Luiz Gonzaga Viana Lage e do presidente do Sistema OCEMG, Ronaldo Scucato, além de presidentes de diversas cooperativas de todo o Estado e dos associados pioneiros do Sicoob Credimepi e que ainda são cooperados da instituição.

Luiz Gonzaga Viana Lage (presidende Cecremge) Fabrício Lopes (vice-prefeito de João Monlevade), Ronaldo Scucato (presidente OCEMG), Aurélio Almada (presidente do Bancoob) e Jackson Guerra Araújo (presidente Sicoob Credimepi)

Também neste ano, o Sicoob Credimepi comemora seu aniversário de 20 anos. A instituição iniciou suas atividades em 1997, como a primeira cooperativa de crédito regional do Brasil. O Sicoob Credimepi tem, hoje, mais de 15 mil associados, em 14 unidades, atuando em 13 cidades: Rio Piracicaba, Nova Era, São Domingos do Prata, João Monlevade, Bela Vista de Minas, Alvinópolis, Itabira, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Mariana, Itabirito, Ouro Preto e Caeté.

 

O empreendimento

Localizada na rua Pedro Bicalho, 70, bairro Novo Horizonte, a construção se destaca pela modernidade da obra: com espaços amplos, seguros e confortáveis.
A nova sede foi construída baseada no conceito da sustentabilidade, com reaproveitamento de água da chuva, estação de tratamento de águas cinzas (lavatório e tanque). De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credimepi, Jacson Guerra Araújo, todos estes recursos de sustentabilidade geram mais economia para a cooperativa, além de reduzir o impacto ambiental.

Localizada em um ponto nobre da cidade e construída em terreno próprio, a sede conta com quatro andares, com mais de 4 mil m² de área construída e estacionamento próprio.

O crescimento da cooperativa e a importância da nova sede

O Sicoob Credimepi cresceu muito desde que foi fundado, há 20 anos. A cooperativa tem hoje mais de 15 mil associados, com área de atuação em 31 cidades e 14 pontos de atendimentos. Além disso, a instituição é a sétima cooperativa no ranking do Sicoob Central Cecremge e a primeira do leste mineiro. A taxa de crescimento nos últimos anos foi, em média, superior a 30%, o que demonstra a grande atratividade de seus produtos e serviços.

Os produtos e serviços do Sicoob Credimepi são, basicamente, os mesmos oferecidos pelos bancos, com um grande diferencial: as taxas são em média de 30% a 50% menores. Historicamente, as cooperativas de crédito crescem em época de crise pois as pessoas estão à procura de serviços e produtos com melhor preço e, portanto, mais propensas a comparar taxas.

Dentro da área de abrangência, qualquer pessoa, física ou jurídica, que possuir um endereço em uma das 31 cidades nas regiões do Médio Piracicaba e do Circuito do Ouro, pode se associar. Este capital é do associado e lhe dá direito de participar dos resultados econômicos da cooperativa, de acordo com sua movimentação financeira durante o ano.
De acordo com o presidente Jacson Guerra, a construção da nova sede, em João Monlevade, foi planejada pensando no futuro.

“A principal preocupação sempre foi a de que as raízes ficassem em João Monlevade, onde tudo nasceu. Vimos este potencial de crescimento que o Sicoob Credimepi alcançaria, principalmente nas grandes cidades (maiores que João Monlevade) e decidimos fazer uma sede que servisse de modelo, visando o futuro. Não tínhamos dúvidas de que Monlevade, devido à sua localização e potencial, continuaria abrigando a unidade matriz do Sicoob Credimepi”, afirmou o presidente.

Em termos de empregabilidade, a localização da sede administrativa em João Monlevade é de extrema importância para o município, tendo em vista o potencial de crescimento da cooperativa. Segundo Jacson, uma das estratégias do Sicoob Credimepi será operar em grande, escala, melhorando a competitividade da cooperativa e sua eficiência. “Operar em escala maior, significa um número maior de associados e um volume maior de negócios e, para isso, precisamos de infraestrutura: física, tecnológica e de pessoas”, concluiu o presidente do conselho.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui