As sirenes da Barragem de Congo Soco, em Barão de Cocais foram acionadas por volta das 21h10 desta sexta-feira (22), e foi elevado o risco de rompimento para o nível 3, o mais crítico na área de mineração.

Moradores da cidade estão sendo orientados a seguiram as rotas de fuga determinadas pela Mineradora.

Na cidade vizinha de São Gonçalo do Rio Abaixo os moradores estão em pânico. Diversas mensagens publicadas nas redes sociais chamam a atenção para uma evacuação porque a sirene da Mina de Brucutu também teria sido acionada. Também pelas redes sociais o prefeito da cidade, Antônio Carlos Noronha Bicalho, divulgou um áudio para tranquilizar a população. Segundo ele conversou com Fernando Carneiro, diretor da Mina, que informou que ainda não se sabe o motivo do acionamento da sirene da barragem  em Brucutu , mas que ela está segura e não apresenta problemas ou risco de rompimento.

Segundo informações Vários moradores passaram mal e foram encaminhadas ao hospital de São Gonçalo.

Agora a pouco as prefeituras das duas cidades emitiram notas  oficiais. Confira abaixo.

Comunicado Oficial da Prefeitura de São Gonçalo 

“A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo comunica a toda a população que a barragem do município, Barragem Sul, está totalmente segura. Não apresenta problema algum.

Segundo a Vale, a Barragem Sul Superior de Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, é que mudou de nivel e teve que acionar as sirenes.
Não se sabe a causa de terem sido tocadas as sirenes próximas à Mina e à cidade de São Gonçalo.

A Prefeitura pede tranquilidade a todos e reforça que qualquer informação será repassada à população”.

COmunicado da Prefeitura de Barão 

“A Prefeitura de Barão de Cocais informa que, por orientação da Agência Nacional de Mineração (ANM), o nível de alerta da Barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco passou para Nível 3. A informação que temos até o momento é do toque protocolar das sirenes do Gongo, mas sem sinais de rompimento.

A Defesa Civil do Estado já está a caminho do município e a qualquer momento divulgaremos mais informações sobre as razões para a elevação do nível de alerta.

Reforçando que a Defesa Civil de Barão de Cocais já está de plantão e a postos para toda e qualquer ação necessária”.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui