As sirenes da Barragem de Congo Soco, em Barão de Cocais foram acionadas por volta das 21h10 desta sexta-feira (22), e foi elevado o risco de rompimento para o nível 3, o mais crítico na área de mineração.
Moradores da cidade estão sendo orientados a seguiram as rotas de fuga determinadas pela Mineradora.
Na cidade vizinha de São Gonçalo do Rio Abaixo os moradores estão em pânico. Diversas mensagens publicadas nas redes sociais chamam a atenção para uma evacuação porque a sirene da Mina de Brucutu também teria sido acionada. Também pelas redes sociais o prefeito da cidade, Antônio Carlos Noronha Bicalho, divulgou um áudio para tranquilizar a população. Segundo ele conversou com Fernando Carneiro, diretor da Mina, que informou que ainda não se sabe o motivo do acionamento da sirene da barragem em Brucutu , mas que ela está segura e não apresenta problemas ou risco de rompimento.
Segundo informações Vários moradores passaram mal e foram encaminhadas ao hospital de São Gonçalo.
Agora a pouco as prefeituras das duas cidades emitiram notas oficiais. Confira abaixo.
Comunicado Oficial da Prefeitura de São Gonçalo
“A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo comunica a toda a população que a barragem do município, Barragem Sul, está totalmente segura. Não apresenta problema algum.
Segundo a Vale, a Barragem Sul Superior de Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, é que mudou de nivel e teve que acionar as sirenes.
Não se sabe a causa de terem sido tocadas as sirenes próximas à Mina e à cidade de São Gonçalo.
A Prefeitura pede tranquilidade a todos e reforça que qualquer informação será repassada à população”.
COmunicado da Prefeitura de Barão
“A Prefeitura de Barão de Cocais informa que, por orientação da Agência Nacional de Mineração (ANM), o nível de alerta da Barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco passou para Nível 3. A informação que temos até o momento é do toque protocolar das sirenes do Gongo, mas sem sinais de rompimento.
A Defesa Civil do Estado já está a caminho do município e a qualquer momento divulgaremos mais informações sobre as razões para a elevação do nível de alerta.
Reforçando que a Defesa Civil de Barão de Cocais já está de plantão e a postos para toda e qualquer ação necessária”.