Site do TSE tem sobrecarga e fica fora do ar

Nessa quinta-feira (12) o site do Tribunal Superior Eleitoral ficou fora do ar a tarde toda, mas o  motivo foi uma sobrecarga no sistema, não tem relação nenhuma com ataques de hackers como o que ocorreu há alguns dias no STJ, por exemplo, e que também deixaram páginas inoperantes. Foi o Sistema de Infraestrutura que travou, mas já está sendo normalizado.

Técnicos, tanto do tribunal quanto do fabricante, trabalham para restabelecer totalmente o sistema – que é responsável, entre outras coisas, pelo Processo Judicial Eletrônico e pela divulgação das candidaturas.

Aliás, TSE reforçou bem que esse incidente não afeta, de forma nenhuma, as eleições e explicou que as urnas foram projetadas para funcionar sem estarem conectadas à internet. Ou seja, ela tem um sistema isolado, só dela, programado para contabilizar os votos e e para enviar os dados dos tribunais eleitorais regionais para Tribunal Superior Eleitoral.

Isso tudo ocorre por meio de uma rede específica e criptografada – que é quando as informações, ao serem enviadas, são transformadas em códigos complexos e que só permitem a a leitura pelo destinatário, utilizando chaves específicas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui