Sucesso: semana do produtor rural alcança resultado esperado

Qualificação do homem do campo e discussões sobre o agronegócio

Dois grandes eventos concluíram a 25ª Semana do Produtor Rural e 4ª Semana da Comunidade Rural, com realização do Sindicato Rural de Itabira, EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), Prefeitura Municipal de Itabira, IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), e EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais).

Na quinta-feira (19) aconteceu a apresentação do Plano AgroWin, elaborado a partir de 14 propostas consolidadas pela Comissão AgroWin formada pelos parceiros, norteado pela ACITA (Associação Comercial Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira), Sindicato dos Produtores Rurais de Itabira, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, APAFI (Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira) e AApitar (Associação dos Apicultores de Itabira e Região). Para este evento houve parceria da Unifei-Itabira (Universidade Federal de Itajubá) e faculdade UNA.

O Plano AgroWin foi elaborado após as discussões e sugestões expostas no primeiro seminário, realizado em março de 2017. Essas propostas do Plano de Ação irão definir o cenário do agronegócio pelos próximos 15 anos. O Seminário apresentou palestra do case de sucesso da Fazenda Engenho da Serra, um exemplo de crescimento racional da atividade leiteira, com o produtor Ronaldo Nunes Moreira.

Sexta-feira (20) centenas de alunos dos 20 cursos ministrados pelo SENAR-MG (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) receberam os certificados de conclusão, durante cerimônia no galpão industrial no parque de exposições Virgílio José Gazire, local onde ocorreu a maioria das orientações.

Em seu pronunciamento o presidente do Sindicato Rural de Itabira, Evando Lage Avelar agradeceu a contribuição dos parceiros, apontando o segmento do agronegócio como uma das alternativas mais consistentes, para a tão debatida diversificação econômica. A posição no discurso foi acompanhada das demais autoridades, que compuseram a mesa.
Durante o último dia do evento, houve a conclusão dos cursos, e a visita de representantes das comunidades rurais de Itabira. Na programação houve celebração ecumênica, apresentações culturais como as Lavadeiras de Ipoema e o grupo de Marujos da Serra dos Alves, estantes com maquinários e com fornecedores de insumos, palestra destacando a saúde da mulher rural, homenagens e sorteio de prêmio com os técnicos extensionistas da EMATER: Mauro Ferreira e Cibele Morais.

O AgroWin será uma das ferramentas mais importantes do WIN-2018 (Workshop Itabirano de Negócios), entre os dias 29, e 31 de agosto, também no parque de exposições Virgílio José Gazire.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui