Suspeita de sarampo fecha Policlínica em João Monlevade

Policlínica é o maior posto de saúde de João Monlevade e fica na região central da cidade

Os riscos de transmissão do sarampo, doença que avança por Minas Gerais, causa transtornos em João Monlevade. Nesta sexta-feira (13), a Policlínica teve os atendimentos suspensos por causa da suspeita da doença. O paciente é uma criança, que não teve ainda a idade e nem o sexo divulgado.

O protocolo de desinfecção e vacinação de pacientes está sendo realizado. A suspensão temporária no atendimento, diante de um caso suspeito de sarampo, dura em média duas horas.

Até o momento, João Monlevade não tem registro de casos positivos para sarampo. Já chegam a 18 os casos confirmados de sarampo em Minas Gerais, segundo o boletim da Secretaria de Estado de Saúde divulgado na última quarta-feira (11). Desde o início de 2019, foram notificados 489 casos. E destes, 288 estão em investigação.

Vacina

O esquema vacinal contra o sarampo para crianças é de uma dose de Triviral aos 12 meses e outra aos 15 meses de idade. A partir de 12 meses a 29 anos de idade, o Ministério da Saúde recomenda duas doses da vacina contendo o componente sarampo e de 30 a 49 anos de idade uma dose. Os profissionais de saúde devem ter comprovação de duas doses da vacinal com componente sarampo, independentemente da faixa etária.

Com o aumento do número de casos em algumas regiões do país, o Ministério da Saúde tem intensificado a vacinação e recomendado que crianças entre seis e 11 meses de idade e 29 dias recebam uma dose de Triviral. Esta dose não será considerada válida para fins do Calendário Nacional de Vacinação, devendo ser administrada dose de rotina aos 12 meses e 15 meses.

Toda pessoa que apresentar febre e exantema (manchas vermelhas), acompanhadas de um ou mais sintomas de tosse, coriza e conjuntivite deve procurar imediatamente uma unidade de saúde. Os sintomas são caracterizados como caso suspeito de sarampo.

Publicidade

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui