Termina primeira fase do Cidade Limpa em Itabira

Segundo o Prefeito de Itabira, o programa surgiu pela necessidade de prevenir doenças como a dengue, chikungunya e zika

O prefeito Ronaldo Magalhães esteve no bairro Pedreira para avaliar os trabalhos do programa Cidade Limpa, que começou no último dia 22 e finaliza a primeira etapa no bairro, hoje (31).

Segundo o Prefeito de Itabira, o programa surgiu pela necessidade de prevenir doenças como a dengue, chikungunya e zika. “É um trabalho de prevenção, principalmente devido aos anos que a população reivindica esse serviço e nunca foi atendida. Retiramos um grande volume de entulho, o que mostra o grande risco de dengue e outras doenças as quais a população fica exposta”. Ronaldo Magalhães também ressaltou que o programa vai atuar em todo o município. “Começamos pelo Pedreira e vamos fazer isso em toda a cidade. Acreditamos que o resultado será positivo”.

Além do recolhimento de entulho – que já ultrapassou a marca de 120 caminhões – da capina e poda em diversas áreas do bairro e da operação tapa-buraco, Ronaldo Pires Lott, secretário municipal de Obras, explicou que a Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PM/MG), está melhorando a iluminação pública nos principais pontos do bairro. “A PM está mapeando os locais de grande movimentação, como praças, esquinas, posto de saúde, escola e outros locais onde há necessidade de luz para que possamos atuar. Nós já trocamos mais de 300 lâmpadas e a meta é triplicar isso”. Ainda segundo ele, as novas lâmpadas oferecem mais iluminação e maior durabilidade. “Estamos trocando as lâmpadas de 100 watts (w) vapor mercúrio pela de 150w vapor sódio. Mas, em avenidas principalmente, estamos colocando lâmpadas de 250w. Essas lâmpadas duram e iluminam mais, além de serem mais econômicas”.

A moradora Luciana das Graças, que vive no Pedreira há 17 anos, disse estar assustada com a quantidade de sujeira retirada nos últimos dias. “Aqui é um lugar que acumula muita sujeira e posso dizer que nunca vi essa quantidade. Mas, tem bastante tempo que não limpam nada no bairro”, revelou a moradora. Já Silvânia Lacir Pereira, moradora do bairro há oito anos, destacou o descaso do governo municipal nos últimos anos. “Faz muito tempo que não temos uma limpeza dessas e isso deveria acontecer sempre por causa da dengue, que pode acabar com a nossa vida”, concluiu Silvânia.

Para Ailton Eustáquio Gomes “Ruy da rádio”, morador e proprietário da Rádio Comunitária Liderança, o programa Cidade Limpa oferece melhor qualidade de vida para a comunidade. “Esse trabalho vai evitar muita coisa ruim, como doenças e proliferação de bichos. Agora, o nosso trabalho é conscientizar o povo para manter a limpeza”. O prefeito Ronaldo também reforçou a necessidade de conscientizar a população. “A limpeza pública é nosso dever, mas nunca será eficaz se os moradores não ajudarem a manter o trabalho”, finalizou.

Cronograma

Entre os dias 1º e 05/06, a força-tarefa do Cidade Limpa vai para os bairros Vila Paciência e Pará. De 6 a 12/06, nos bairros João XXIII e Machado. No bairro Centro, os trabalhos acontecem nos dias 13 e 14/06. Nos bairros Praia e Colina da Praia, de 19 a 23/06. No Campestre, 26 a 28/06. Nos bairros Fênix e Bálsamos, de 29 a 05/07.

Os serviços continuam em julho, nos bairros São Francisco e Cidade Nova (6 e 7/07). Já entre os dias 10 e 12/07, a comissão do projeto fará uma pausa para avaliar os trabalhos executados até o momento, retornando no bairro Santa Ruth, entre os dias 13 e 15/07.

Cidade Limpa

O projeto, uma das principais metas do governo Ronaldo Magalhães, é desenvolvido pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), Obras (SMO), com a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira e, começa com o levantamento de problemas que as equipes do programa realizam em todos os bairros da cidade, sendo que a primeira etapa cuida do recolhimento de entulhos, da operação tapa-buraco e dos serviços de capina, roçada e poda necessários em diversas áreas da cidade. O programa alterna entre os bairros, primeiro é feito em um bairro mais afastado, depois em um mais central.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui