Três estudantes da rede estadual de Minas Gerais e um da federal no estado foram selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores e vão passar cerca de três semanas nos Estados Unidos, no início de 2020. Animados, os alunos que cursam o ensino médio, acreditam que a experiência vai marcar positivamente o futuro deles e já pensam em repassar os conteúdos em iniciativas nas suas comunidades.
O programa é realizado pela Missão Diplomática dos Estados Unidos em parceria com a Secretaria de Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), além de outros parceiros públicos e privados. No total, o estado tem quatro representantes entre os 50 selecionados.
Para Caroline Vitória Baldí dos Santos, 17 anos, aluna da Escola Estadual Professor Antônio Magalhães Alves, de São Lourenço, no Sul de Minas, a possibilidade de participar começou com o incentivo da professora de física, Ilza Abraão, que identificou nela as características para participar da iniciativa. De acordo com Carolina, a ida ao país norte-americano será uma ótima oportunidade para a vivência de novas experiências. “Eu defendo sempre a educação. Não é só porque você é de uma cidade pequena que você tem que desistir”, afirmou.
A liderança em sala de aula e a participação no coletivo juvenil da Escola Estadual Doutor Juscelino Kubitschek, em São José da Barra, no Sul de Minas, foram fundamentais para Matheus Cardoso Mendonça, de 16 anos, se inscrever para participar do programa. Ele conta que está ansioso e espera aprender bastante coisa no tempo que estiver fora. “É uma experiência excelente, poder comunicar com outras pessoas. Importante também para conseguir mostrar que todo mundo é igual, basta se dedicar aos estudos”, comemorou.
Para o estudante Erick Fernandes Carneiro Sales, de 17 anos, a oportunidade servirá para aguçar ainda mais a curiosidade dele em relação ao país que visitará. Segundo ele, o trabalho voluntário no Clube de Matemática, realizado na Escola Estadual Raul Soares, em Ubá, na Zona da Mata, onde ele estuda, foi muito importante e motivador para se inscrever na iniciativa. “Quero usar essas vivências diferentes lá para poder me motivar ainda mais a continuar buscando minhas metas”, ressaltou.
Aluno da rede federal, o estudante Gabriel Willian Duarte Constantino, que estuda no Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Muzambinho, também foi selecionado e disse que sua família e amigos estão orgulhosos dele. “Eu estou muito animado, sempre quis viajar para os Estados Unidos, além de ser apaixonado pela cultura do país”, comemora.
Programa
Criado em 2002, o Programa Jovens Embaixadores consiste em um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos e tem como público alvo estudantes brasileiros do ensino médio na rede pública que se destacam em sua comunidade pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.
Todas as despesas são custeadas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e pela Embaixada dos EUA. Os estudantes passarão por Washington e ainda cumprirão agenda em outras cidades norte-americanas. Ao chegar ao Brasil eles ainda farão uma avaliação da experiência, em Brasília, antes de retornar ao estado. A viagem está marcada entre os dias 10 e 29 de janeiro do próximo ano.