TSE lança a campanha #EuVotoSemFake

O Tribunal Superior Eleitoral lançou nesta terça-feira (29) a campanha #EuVotoSemFake. A proposta do TSE é conscientizar os eleitores sobre a importância da divulgação de informações verdadeiras durante as eleições municipais deste ano.

Thiago Rondon, coordenador digital de Combate à Desinformação do TSE, dá quatro sugestões aos eleitores para que o pleito não seja influenciado por notícias falsas.

Este ano o TSE terá como novidade um assistente virtual via plataforma Whatsapp para esclarecer diversas dúvidas sobre as eleições. O número do aplicativo será divulgado em breve.

Os eleitores também podem encaminhar ao Tribunal, pela internet ou pelo aplicativo Pardal, denúncias de desinformação, que serão apuradas..

Para Thiago, a solução passa pela participação dos eleitores no combate à desinformação.

O TSE mantém, desde 2019, um Programa de Enfrentamento à Desinformação. A iniciativa conta com 52 instituições parceiras, que se comprometeram a trabalhar para minimizar os efeitos negativos da desinformação.

Nas eleições de 2020, uma nova resolução do TSE determina que candidatos e partidos chequem a veracidade das informações antes de divulga-las. A medida prevê direito de resposta, sem prejuízo de eventual responsabilização penal do autor da informação falsa.

O Tribunal ainda mantém um site para tirar dúvidas dos eleitores: justicaeleitoral.jus.br/desinformacao

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui