
O campus do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas – ICEA- da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em João Monlevade, está ocupado por estudantes. Cerca de 450 alunos participaram na noite desta segunda-feira (7) de assembleia que decidiu pela ocupação da instituição de ensino. Por volta das 23h de hoje os alunos voltam a se reunir para estabelecer os pontos de reivindicação da greve estudantil.
Para evitar o uso das salas, as carteiras foram retiradas e colocadas nos corredores do campus. Alguns universitários estão a caminhado com barracas e comida para acamparem na escola.
A ocupação do campus de João Monlevade segue a exemplo do que ocorre em outros prédios da UFOP em Minas. Os estudantes protestam contra a reforma do ensino médio e a proposta de emenda constitucional (PEC) 241, que impõe um teto ao crescimento dos gastos públicos. Na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) cinco prédios estão ocupados. Em Mariana são o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e o Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Em Ouro Preto são o Instituto de Ciências Biológicas, a Escola de Direito Turismo e Museologia e a Escola de Artes Cênicas e Música.