Universitários ocupam UFOP em João Monlevade

Campus da Ufop Monlevade

O campus do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas – ICEA- da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em João Monlevade, está ocupado por estudantes. Cerca de 450 alunos participaram na noite desta segunda-feira (7) de assembleia que decidiu pela ocupação da instituição de ensino. Por volta das 23h de hoje os alunos voltam a se reunir para estabelecer os pontos de reivindicação da greve estudantil.

Para evitar o uso das salas, as carteiras foram retiradas e colocadas nos corredores do campus. Alguns universitários estão a caminhado com barracas e comida para acamparem na escola.

Anúncios
Continue lendo após o anúncio

A ocupação do campus de João Monlevade segue a exemplo do que ocorre em outros prédios da UFOP em Minas. Os estudantes protestam contra a reforma do ensino médio e a proposta de emenda constitucional (PEC) 241, que impõe um teto ao crescimento dos gastos públicos. Na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) cinco prédios estão ocupados. Em Mariana são o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e o Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Em Ouro Preto são o Instituto de Ciências Biológicas, a Escola de Direito Turismo e Museologia e a Escola de Artes Cênicas e Música.

Anúncios
Publicidade

12 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem galera! Força no movimento.
    Em Ouro Preto já são também a Escola de Farmácia, Escola de Nutrição, Escola de Minas, Departamento de Geologia, Departamento de Minas, Escola de Medicina também estão ocupados.

  2. Ah vá, sinceramente falando…
    nas avaliações de desempenho o ensino médio tem médias bem abaixo do esperado, o nível da educação caiu bastante. É fato. Aposto que a maioria dos pseudo universitários nem leram a proposta de mudança.
    A PEC 241 é uma necessidade, há uma aparelhamento da máquina pública., e isso tem que acabar. Já ouviram falar em dívida pública?! Esse é um passo apenas, é necessário outras mudanças, as quais esperamos que aconteçam.
    A classe universitária local, com o máximo respeito, salvo EXCEÇÕES, não tem o apoio da população. A nossos olhos, pelos menos, vcs são as pessoas que andam com um papelão amarrado no corpo nos ônibus da cidade, o que não denota muita maturidade, além de serem os moradores de república com nomes estranhos, que consomem muita bebida alcoólica, e fazem um barulho danado, o que incomoda os moradores. Por serem universitários, deveriam ter uma postura mais condigna com oq a sociedade espera de vcs.
    Em sínteses, salvo exceções, que eu conheço algumas, muitos são filhos de papai em uma outra cidade com uma mesada no bolso, vivendo uma ilusória “American Pie”.
    Deixem ao menos quem quer estudar que tenham acesso às aulas, é Direito deles!

    • Isso que você falou é verdade, mas isso não acontece só ai não, onde estudo o unico dia que andamos sujos são no dia do trote, aqui é proibido ter republicas, há multas se policia for chamada por conta de barulho e ainda você é multado por beber na rua, e mesmo assim a sociedade acha que porque estamos em uma faculdade federal somos apenas um bando de vagabundos. Claro que como vc falou tem excessões. mas nos estamos lutando em prol de toda sociedade. a PEC vai afetar toda população.

    • Não sei em que mundo você vive, mas eu te digo uma coisa muitos estão em greve para aparecer porque não tem opinião própria. Sempre fui contra greves, inclusive no campus onde estudo, porem dessa vez não vai afetar apenas servidores públicos e sim todo o Brasil, eu não nasci em berço de ouro, então me preocupo com o meu futuro e da minha família e de todos aqueles que não são as natas da sociedade. Então dessa vez estou me mobilizando em prol do Brasil, posso ser só mais uma, mas eu estou fazendo a minha parte.

  3. Para mim não passam de um bando de idiotas manipulados por sindicalistas safados que nada contribuem com
    o Brasil; pelo contrário ficaram no poder e destruirão a economia, que levaram ao maior numero de desempregados 12000.000, Vão estudar baderneiros para ver se consegue alguma coisa na vida pois a pec já
    foi votada e aprovada, minoria como com vocês não representam absolutamente nada são 0 a esquerda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui