Vale comissiona nova sirene e dá continuidade à rotina mensal de testes em Catas Altas

A Vale, com apoio da Defesa Civil Municipal de Catas Altas, realizará, na próxima quinta-feira (14/7), às 10h, o comissionamento de uma nova sirene da barragem Dicão Leste, da Mina Fazendão. A atividade consiste no acionamento com o som original da sirene para teste técnico do equipamento – antes do toque, é emitida uma mensagem reforçando que se trata de um teste.

A nova sirene integra o sistema de alerta das barragens no município, que já possui uma rotina mensal de testes estabelecida, todo dia 14, às 10h. Dessa forma, na próxima quinta-feira, haverá o acionamento com o brado original das sirenes de Dicão Leste, incluindo as que já estavam instaladas. Importante ressaltar que três dessas sirenes também atendem à barragem Mosquito. As demais sirenes de Mosquito e do Dique Paracatu tocarão o mesmo som dos testes mensais, ou seja, uma música instrumental.

O som pode ser ouvido em maior intensidade nas áreas operacionais da empresa e em regiões próximas às estruturas, incluindo parte da MG-129, entre a Mina Fazendão e Catas Altas. As autoridades competentes e a população vizinha foram informadas. Não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores da região ou por quem escutar o sinal sonoro.

Anúncios
As sirenes de alerta de emergência são instaladas em locais indicados pelo PAEBM

As atividades são preventivas e fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). O objetivo é assegurar o adequado funcionamento do sistema sonoro, em cumprimento à legislação vigente.

Não houve alteração na condição de segurança das estruturas no município. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui