Jair Bolsonaro assumiu nesta terça-feira (1º) a Presidência da República, após ter sido eleito em outubro. Ele é o 38º presidente do país. .
Veja os principais momentos da posse
Desfile em carro aberto
Bolsonaro deixou a residência oficial da Granja do Torto, por volta das 14h20 em direção à Catedral Metropolitana de Brasília, ao lado da esposa Michelle Bolsonaro. Lá, encontrou o vice Hamilton Mourão e a esposa Paula. Da Catedral até o Congresso Nacional, Bolsonaro desfilou no tradicional Rolls-Royce, junto com Michelle Bolsonaro e um dos filhos, Carlos Bolsonaro. Todo o percurso foi acompanhado por seguranças a pé, ao lado do carro, e os Dragões da Independência montados a cavalo. Em um dos trechos, aparentemente um dos cavalos se assustou e passou na frente do carro que levava o presidente, mas sem interrupção do desfile.

Posse no Congresso Nacional
Ao chegar ao Congresso, foi recebido pelos presidentes do Congresso, Eunício Oliveira (MDB-CE), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Em sessão solene no Congresso, fez o juramento de posse no Congresso Nacional e às 15h10 foi empossado presidente do Brasil. Jair Bolsonaro jurou “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a União, a integridade e a independência do Brasil.” O mesmo foi feito por seu vice, Hamilton Mourão. No primeiro discurso como presidente da República, Bolsonaro, em cerca de dez minutos, anunciou que fará reformas estruturantes e criará um circulo virtuoso de confiança na economia. Ele pediu o apoio do povo unido e do Congresso para reconstruir o país. Segundo ele, os “enormes desafios” poderão ser superados com a “sabedoria de ouvir a voz do povo.”

Revista às tropas
Após o discurso, Bolsonaro deixou o plenário do Congresso. Neste momento, foi homenageado com salva de tiros, apresentação da Esquadrilha da Fumaça e passou as tropas em revista, quando se emocionou.

Presidente Jair Bolsonaro deixa o Congresso Nacional após tomar posse. Depois de passar as tropas em revista, o presidente seguiu para o Palácio do Planalto.
Faixa presidencial
O presidente e a primeira-dama deixaram o Congresso aos gritos do público de “capitão chegou”. Eles fizeram novo desfile em carro aberto até o Palácio do Planalto. Lá, o casal, junto com o vice Hamilton Mourão e a esposa, subiram a rampa do Planalto, onde foram recebidos por Michel Temer e Marcela Temer.
Michel Temer Marcela Temer recebem o presidente Jair Bolsonaro e o vice presidente, Hamilton Mourão no Palácio do Planalto, para cerimônia de transmissão da Faixa Presidencial.


Ele saudou o público que acompanhava a cerimônia.

Primeira-dama faz discurso em Libras
Quebrando o protocolo do cerimonial, a primeira-dama Michelle Bolsonaro fez um breve discurso, de pouco mais de 3 minutos, no Parlatório do Palácio do Planalto, antes do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro à nação. O discurso dela foi em Libras (linguagem de sinais destinada à comunidade surda), na qual é especialista, e traduzido simultaneamente. Michelle Bolsonaro prometeu atuar em favor das pessoas com deficiência e daqueles que se julgam esquecidos pela sociedade. De acordo com ela, há um “chamado” no seu coração para se dedicar ao próximo e agora como primeira-dama poderá ampliar as atividades sociais que já desempenha.

Atendendo a pedido do público, beijou o marido.

Pronunciamento à nação
Logo após receber a faixa presidencial de Michel Temer, o presidente Jair Bolsonaro discursou no Parlatório do Palácio do Planalto, de frente para o público que lotava a Praça dos Três Poderes. Recepcionado aos gritos de “mito” e “o capitão chegou”, Bolsonaro propôs a criação de um “movimento para restabelecer padrões éticos e morais que transformarão nosso país”. Ele defendeu ainda que “a corrupção, os privilégios,as vantagens, os favores politizados, partidarizados” acabem e fiquem “no passado para que o governo e a economia sirvam de verdade para a nação”.O momento mais aplaudido de seu discurso ocorreu quando proferiu a seguinte frase: “O povo começou a se liberar do socialismo”.

Público na Praça dos Três Poderes
Desde o início da manhã, horas antes do começo da posse, o público se reuniu em pontos da Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes. Muitas pessoas vieram em caravanas para presenciar a cerimônia. Na Praça dos Três Poderes, acompanharam todos os passos de Bolsonaro por meio de telões, sempre aplaudindo e gritando “mito” quando o presidente aparecia nas imagens. Em alguns momentos, o público chegou a vaiar algumas das autoridades que apareciam.

Posse dos ministros
No Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro deu posse aos 21 dos 22 ministros e tirou a foto oficial. A transmissão de cargos ocorrerá nesta quarta-feira (2). O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foi conduzido para o cargo, mas sua posse depende ainda de aprovação do Congresso Nacional. Seguindo o protocolo, o primeiro a receber posse foi o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.
A última etapa da posse foi a recepção no Palácio do Itamaraty, quando Bolsonaro recebeu os cumprimentos dos convidados e autoridades estrangeiras.

Agência Brasil
ESPERO COMO A MAIORIA DOS BRASILEIROS QUE O SR. FACA UM EXCELENTE GOVERNO ACABANDO COM TODO TIPO DE FALCATRUAS E MENTIRAS DESSE GOVERNO BANDIDO QUE HORA DEIXA O COMANDO DO DESMANDO. ACABE DE VEZ COM ESSA LADROEIRA E COLOQUE O BRASIL EM SEU DEVIDO LUGAR. NÃO PODE UMA NACAO RECONHECIDA COMO A QUINTA POTENCIA MUNDIAL COM TODO TIPO DE RIQUEZA NATURAL,ESTAR MA PITIMBA QUE VEMOS. ESPERO TAMBÉM QUE OLHE COM CARINHO PARA OS INATIVOS APOSENTADOS QUE JÁ DERAM SUA CONTRIBUICAO COM SANGUE CONCEDENDO A ELES UM REAJUSTE DESCENTE E NÃO SOMENTE REPOSICAO DA INFLACAO QUE DIVULGAM. TENHO LÁ MINHAS DÚVIDAS. DINHEIRO TENHO CERTEZA DE QUE NÃO FALTA,TEM MESMO É MUITO LADRÃO COMENDO NOSSOS PROVENTOS. VAI FIRME CAPITÃO,ESTOU COM MUITA ESPERANCA NO SEU COMANDO. BRASIL ACIMA DE TUDO,DEUS ACIMA DE TODOS. PS: NÃO SE ESQUECE DOS APOSENTADOS. NÃO TEMOS CONDICAO DE PAGAR UM MÍNIMO PLANO DE SAÚDE. VOU COBRAR MESMO. UM FORTE ABRACO.