O período de férias escolares e as altas temperaturas registradas em janeiro podem fazer com que a conta de energia fique mais elevada do que o costume. Seja pelo fato de que as pessoas fiquem mais tempo em casa ou pelo uso de aparelhos eletrônicos utilizados para climatizar o ambiente. Por isso, a Cemig orienta os consumidores sobre o que fazer para não ter surpresas em relação a conta de energia, com mudanças simples que podem fazer a diferença e evitar sustos na hora do pagamento.

Veja as dicas elaboradas pelo gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz:

Equipamentos devem ter o Selo Procel e a Etiqueta “A” do Inmetro

  • Ao adquirir um equipamento, o cliente deve dar preferência àqueles com selo Procel ou com a etiqueta do Inmetro com a letra “A” – considerados mais eficientes. Quando você compra o equipamento novo, a tendência é buscar aquele um pouco mais barato e muitas vezes menos eficiente. Porém ao longo do tempo de uso, você vai pagar mais caro pelo consumo de energia elétrica do equipamento. É o barato que sai caro.

Controle o tempo de banho

  • É importante estar atento, ainda, ao aumento do número de pessoas em casa, que é característico do período de férias, já que nesta época do ano é comum receber visitas. Com mais pessoas em casa, também sobe a quantidade de banhos e de uso do chuveiro, que é o equipamento que mais consome energia em uma residência, por sua alta potência.
  • A dica é reduzir o tempo de banho e, se possível, colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’, o que reduz a potência em 30% e pode proporcionar uma redução no consumo ao final do mês de até 10%. Outra dica é substituir o chuveiro convencional de três posições por duchas eletrônicas que possibilitam mais variações na temperatura e consequentemente a redução da potência do equipamento conforme a necessidade de cada dia.

Retire os aparelhos das tomadas

  • Neste período do ano, é comum as famílias fazerem viagens por longos períodos. E nem sempre nos lembramos dos cuidados que devemos ter em casa. No caso dos aparelhos elétricos é preciso ter uma atenção especial.
  • É recomendável retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas e manter apenas aqueles essenciais à segurança e resfriamento de alimentos. Isso evita o consumo de aparelhos em stand-by, responsável por até 15% do consumo do equipamento.
  • Caso as férias sejam curtidas em casa, vale prestar atenção no uso dos equipamentos.
  • É comum aumentarmos o uso de aparelhos eletrônicos como videogames, TVs, computadores, tablets, celulares e brinquedos eletrônicos. Por isso, é sempre muito importante só deixar o aparelho ligado na tomada se realmente estiver usando.

Cuidados com a geladeira

  • A geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, em virtude do abre e fecha ao longo do dia. Uma geladeira em bom estado de uso funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês.
  • Por isso, evite colocar alimentos ainda quentes no eletrodoméstico, pois isso aumenta o consumo. E converse com suas crianças para que eles peguem tudo o que querem de uma vez só na hora de abrir a geladeira.

Programe a televisão

  • Sem preocupação com horários e lição de casa, crianças adoram aproveitar esse período para assistir a seus programas favoritos. Seja vendo TV a cabo ou streaming, são capazes de passar horas seguidas em frente à tela. Até o momento em que desabam no sono, sem mexer no controle remoto.
  • Para evitar o desperdício de energia, caso isso aconteça, a dica é utilizar o temporizador para desligamento automático disponível na grande maioria dos televisores.

Desligue o computador

  • O computador também deve receber atenção. Normalmente, deixamos o equipamento ligado o tempo inteiro. Mas, apesar de estar preparado para funcionar durante horas seguidas e até dias, é importante desligá-lo, inclusive o estabilizador, em caso de viagem.
  • Nas pequenas pausas, desligar o monitor conta e muito na hora de economizar energia. Ele é responsável por até 70% do consumo desse equipamento.

Ar condicionado e ventiladores

  • O ar condicionado é um dos equipamentos mais utilizados para amenizar as altas temperaturas. E atenção: estes aparelhos tem potência elevada mesmo nas versões mais modernas e eficientes. Um modo de economizar energia ao usar o ar condicionado é reduzir o tempo de funcionamento desse aparelho.
  • O ventilador é outro equipamento para amenizar o calor intenso, mas, apesar de ter menor potência que o ar condicionado, também deve ser usado com prudência. O ventilador poderá ter uma parcela significativa na conta de energia caso fique o tempo todo ligado na velocidade máxima.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui