Vereadores de São Gonçalo vão a Vale buscar informações sobre barragem

Mina de Brucutu em São Gonçalo do Rio Abaixo, Minas Gerais Créditos: Agência Vale

Na tarde dessa terça-feira, 20, os vereadores da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo estiveram reunidos com o gerente das Minas Centrais da Vale, Fernando Carneiro, para esclarecer sobre a situação das barragens, o cancelamento da licença da mina de Laranjeiras e sobre o Plano de Emergência no município.

Além dos nove parlamentares, também participaram da reunião o prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho, alguns secretários municipais e o representante da Defesa Civil, Sebastião Romualdo Pereira.

De acordo com o Fernando Carneiro, uma auditoria está sendo feita na barragem e o laudo dessa análise será encaminhado ao Ministério Público no mês de março. O objetivo é atestar a segurança da barragem e reverter o cancelamento da licença para que a empresa volte às atividades normais.

Sobre o Plano de Emergência e evacuação de área, Fernando destacou que um simulado já foi realizado na comunidade de Vargem da Lua e contou com a presença de cerca de 80 moradores. Segundo ele, os simulados de evacuação serão realizados em outros pontos da cidade.

Um cronograma com as datas desses simulados será definido nos próximos dias entre a Defesa Civil e a Vale.
Durante a reunião, os vereadores pediram a documentação referente às análises já feitas na barragem. Na ocasião, o prefeito Antônio Carlos informou que já foram solicitados à empresa os documentos no final do mês de janeiro. Fernando Carneiro se comprometeu em enviar o material nos próximos dias.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui