
A prefeita de João Monlevade, Simone Moreira (PSDB) sofreu grande derrota nesta semana na Câmara de Vereadores. Numa união que já era esperada, os parlamentares da base governista e da oposição se uniram e derrubaram o veto da chefe do Executivo a proposição de lei 1.051/2018, de autoria do vereador Belmar Diniz (PT), que dispõe sobre a criação do Programa “Adote o Verde”.
Com placar de 11 a 1. A votação só não foi maior devido a ausência de dois vereadores no encontro. A derrubada do veto mostra o quanto os vereadores estão insatisfeitos com a administração de Simone Moreira. Antes de reprovarem a proposta da prefeita, os parlamentares reclamaram por mais de duas horas dos secretários da gestão municipal e da própria Chefe do Executivo, que segundo os vereadores, não tem dado abertura ao diálogo com a Casa.
A proposição
A proposta “Adote um Verde” foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, mas barrada pela prefeita. A iniciativa tem por objetivo a execução e manutenção de melhorias urbanas, ambientais e/ ou paisagísticas de interesse público. O Poder Executivo está autorizado a celebrar Termo de Parceria com pessoas físicas ou jurídicas, associações de bairros, diretórios acadêmicos e associações ambientais.
Como contrapartida o adotante terá direito à veiculação de sua imagem às melhorias realizadas na área adotada, mediante a exposição de sua marca em placa a ser afixada nesse local.
Os espaços públicos passíveis de adoção correspondem a áreas verdes públicas em loteamentos, reservas naturais ou bosques urbanos, áreas de preservação permanente no entorno dos córregos urbanos, ciclovias, nascentes e espaços destinados à instalação de órgãos ambientais.
“Esse tipo de ação, claramente, contribui para o embelezamento da cidade e o incremento da qualidade de vida, além de auxiliar na concretização do senso de responsabilidade ambiental a partir do compromisso com a manutenção do espaço. Espero que o poder Executivo realize a regulamentação do projeto e que ocorra uma grande adesão de adotantes em prol do nosso meio ambiente “, manifestou o vereador na época.
Proposta “Adote um Verde” é de iniciativa do vereador Belmar Diniz (Arquivo OP)