Vítimas das chuvas terão identidade emitida em ação itinerante da Polícia Civil

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio de comissões volantes do Instituto de Identificação, percorre regiões de todo o estado para atender à população atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias.

O foco do projeto, que teve início no dia 4 e segue até 20 de fevereiro, é a emissão de segunda via da carteira de identidade para pessoas que perderam os documentos por causa dos temporais. A partir do encaminhamento do órgão socioassistencial do município, a emissão do documento é gratuita para o cidadão.

Ao todo, 13 cidades serão atendidas. O roteiro inclui Ibirité, Sabará, Raposos, Contagem e Igarapé, na RMBH; e Espera Feliz, Manhuaçu, Manhumirim, Simonésia, Divino, Orizânia, Matipó e Raul Soares, na Zona da Mata.

Situação de emergência

Diretora do Instituto de Identificação da PCMG, a delegada Adriana de Barros Monteiro afirma que o objetivo da ação é atender cidades que estão em situação emergencial. “Todas as ações de emissão de carteiras de identidade feitas por comissões volantes do Instituto de Identificação serão realizadas, prioritariamente, nas localidades declaradas em situação de emergência e para as pessoas desalojadas ou desabrigadas em virtude das chuvas”, destacou.

Sobre outras cidades que foram atingidas pelas chuvas, mas não receberam a comissão volante, ela explica que a justificativa é a presença de postos locais que suportam a demanda exigida para o município.

 

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